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Curso – Kaizen Interpretação e Gerenciamento

Curso - Kaizen Interpretação e Gerenciamento

Kaizen significa melhoramento quando aplicado no local de trabalho, Kaizen significa contínuo melhoramento envolvendo todos. O Kaizen é um dos componentes fundamentais onde se assenta a melhoria continua. O Kaizen visa à melhoria incremental e contínua de uma atividade, focada na eliminação de perdas, de forma a agregar mais valor ao produto/serviço, sempre que possível, com um mínimo de investimento.

O curso apresenta ao participante como solucionar e implementar as ações de Kaizen de fácil resolução e, também, como solucionar problemas de médio e de difícil resolução. Determinar onde e quando aplicar um Kaizen é um desafio para as empresas, Priorizar e focar os esforços são fundamentais para o sucesso da aplicação dessa ferramenta.

Outro fator de sucesso é a aplicação de um método científico para identificação e eliminação da causa raiz dos problemas. Identificar os problemas e solucioná-los de forma definitiva exige disciplina e método adequado (como manter a disciplina e selecionar o método também serão tratados neste treinamento) para evitar a recorrência dos problemas.

O curso auxilia os profissionais na busca da Excelência Operacional utilizando ferramentas Kaizen. Esta formação fará com que os gestores, implementando a Filosofia Kaizen, consigam aumentar a qualidade dos processos, ergonomia no trabalho e a melhoria na prestação de serviço ao cidadão. 

Ao concluir este Curso o participante vai adquirir conhecimentos e será capaz de:

  • Demonstrar, através da metodologia KAIZEN, uma maneira eficaz de aplicar conceitos que o levarão à mudança de rotinas em busca de melhoria contínua em seu ambiente trabalho;
  • A sensibilizar e estimular as pessoas a pensarem, de maneira cada vez mais simples e eficiente, em toda a sua atividade pessoal e profissional de modo a colocar efetivamente em prática suas ideias, para que   as  melhorias feitas possam trazer maiores ganhos pessoais, para a empresa, colaboradores e clientes;
  • A compreender as vantagens de gerenciar e atuar em problemas múltiplos ocorridos ao longo de um determinado período de tempo de maneira sistemática;
  • A solucionar e implantar as ações de KAIZEN de fácil resolução e, também, como solucionar problemas de média e de difícil resolução;
  • Que é possível sempre melhorar os processos atuais, mesmo sem grandes investimentos, focando-se em fatores básicos como máquina, matéria-prima, treinamento de operadores, tempo de operação, etc.
  • Ter o entendimento do KAIZEN como ferramenta da melhoria contínua.
  • Lidar com os problemas através das técnicas de solução de problemas ( PDCA );
  • Organizar os dados e propor soluções para os problemas reais da produção;
  • Melhorar os métodos de coletas de dados; 

Objetivos do Curso

  • Adquirir conhecimentos para sobre intepretação, implementação e Gerenciamento do KAIZEN dentro da organização.
  • Capacitar multiplicadores ou pessoas responsáveis pela implementação de um programa Kaizen dentro da organização;
  • Ter habilidades de conscientizar e motivar os funcionários das organizações sobre a importância do Kaizen para a organização
  • Ter conhecimento e habilidades para incentivar o comprometimento com o processo de melhoria contínua e organização;
  • Fornecer ferramentas que auxiliem a gestão de um programa Kaizen;
  • Identificar os pontos de Kaizen e suas prioridades;
  • Utilizar os métodos científicos de resolução de problemas aplicados na Toyota;
  • Lidar com as causas raízes em um problema real da empresa;
  • Elaborar formulários de apresentação do PDCA, visando de uma futura implementação do círculo de Kaizen. 

Conteúdo Programático

  •  Kaizen - Origem e Definição
  •  Kaizen - Mentalidade e Metodologia
  •  Os dez mandamentos do Kaizen
  •  Benefícios e Princípios do Kaizen
  •  Kaizen e os Programas de Qualidade
  •  Kaizen e as Técnicas de Qualidade
  •  Kaizen e as Ferramentas da Qualidade
  •  Kaizen exemplos 
  •  Kaizen implantando o Kaizen
  •  Gerenciando o Kaizen 

Características do Curso

  • O Curso é composto por slides, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide.
  • Vídeos 
  • Material complementar de Apoio
  • Avaliação
  • Emissão de Certificado após conclusão do Curso
  • Carga Horária de 8 horas 

Público-Alvo

  • Colaboradores chave, de perfil de liderança, envolvimento com situações de risco, segurança e dificuldades.
  • Gerentes, Engenheiros, Líderes da Produção e Técnicos da Qualidade e Produtividade.
  • Profissionais de qualquer tipo de indústria das áreas Produtivas, Administrativas, de Engenharia, Processos, Qualidade, Manutenção, etc.
  • Profissionais de indústrias e empresas de prestação de serviços, que atuam nas seguintes áreas: produção, logística, qualidade, manutenção, administração, entre outras.
  • Operadores, engenheiros, gerentes, supervisores, líderes e outros agentes de mudança;
  • Qualquer indústria com processos manuais e/ou sem automatizados;
  • Organizações em qualquer nível
  • Publico em Geral 

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