Conhecendo e Interpretando o Anexo SL

Conhecendo e Interpretando o Anexo SL


Criado: 09 Agosto 2023 | Atualizado: 09 Agosto 2023

Categoria: Auditoria

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A nova estrutura de alto nível para todas as normas de sistema de gestão seja qual for a norma ISO serve...

A nova estrutura de alto nível para todas as normas de sistema de gestão seja qual for a norma ISO serve para todas. Ao longo dos anos, a ISO publicou muitas normas de sistema de gestão, porém as normas de sistema de gestão da ISO possuem estruturas diferentes Isso, o que resultava em confusão e dificuldade de integrar os sistemas de gestão.

Qual Objetivo da Nova Estrutura de Ato Nível

A maior parte das organizações tem mais de uma norma de sistema de gestão e a unificação destas normas facilita muito para as empresas, porém como as normas não se falavam entre si, ou seja, não tinham a mesma estrutura tornava o processo muito moroso trazendo dificuldades e interpretações difusas.

Para abordar este problema, a ISO desenvolveu o Anexo SL – a estrutura de um sistema de gestão genérico e o projeto para todas as normas de sistema de gestão novas e revisadas adiante.

Para tratar das necessidades específicas de cada norma , serão acrescentados requisitos adicionais de setores individuais a esta estrutura genérica., ou seja, por exemplo para cada Sistema de Gestão as características que completam o sistema de gestão.

Como a Mudança afetará as Empresas

A estrutura de alto nível dever ser aplicada a todas as normas de sistema de gestão novas ou revisadas para garantir a coerência e a compatibilidade e aplicabilidade quando integradas. Com o Anexo SL os gestores do sistema de gestão podem esperar menos conflitos e divergências de entendimento, reduzir a duplicação de documentos, que ocorreram em consequência de estruturas de normas de sistema de gestão diferentes.

Termos a seguinte sequência e assunto para todas as normas

Escopo
Referências normativas
Termos e definições
Cláusula 4: Contexto da organização
Cláusula 5: Liderança
Cláusula 6: Planejamento
Cláusula 7: Suporte
Cláusula 8: Operação
Cláusula 9: Avaliação de Desempenho
Cláusula 10: Melhoria
Sendo distribuídas da seguinte forma

Cláusula 4: Contexto da Organização

Como a base de um sistema de gestão, a cláusula 4 determina porque a empresa esta no mercado, quais partes o que ela faz facilita a empresa saber sobre o contexto interno e externo a as partes interessadas facilitando o planejamento entendendo melhor à empresa.

Cláusula 5: Liderança

A nova estrutura de alto nível dá uma ênfase especial à liderança, não apenas à gestão como estabelecido em normas anteriores. Isto significa que a alta administração agora tem uma maior responsabilidade e envolvimento no sistema de gestão da organização.

Cláusula 6: Planejamento

A cláusula 6 traz o pensamento baseado no risco adiante, que é a base da mudança das normas, assim como a organização identificou os riscos e oportunidades a empresa precisa estipular como tais riscos e oportunidades serão tratados através do planejamento.

Cláusula 7: Suporte

Depois de abordar o contexto, compromisso e planejamento, as organizações terão que olhar para o suporte que necessitam para atingir suas metas e objetivos, isto inclui recursos, comunicações internas e externas direcionadas, bem como informações documentadas que substituem termos anteriormente usados, tais como documentos, documentação e registros.

Cláusula 8: Operação

A maior parte dos requisitos do sistema de gestão está centrada nesta cláusula única, a cláusula 8 trata tanto dos processos internos como terceirizados, enquanto a gestão de processo total inclui critérios adequados para controlar estes processos, bem como modos de gerir a mudança planejada e não intencional.

Cláusula 9: Avaliação de Desempenho

Aqui, as organizações precisam determinar o que, como e quando as coisas são monitoradas, medidas, analisadas e avaliadas.

Cláusula 10: Melhoria

observa modos de abordar as não conformidades e ações corretivas, bem como as estratégias para a melhoria em uma base contínua.

Conclusão

Seja qual for o Sistema de Gestão agora com O Anexo SL fica mais fácil implementar Sistema de Gestão, pois facilita a sua implantação haja visto que requer menos documentos menos burocracia, a norma requer mais entendimento sobre o processo, sobre o que a organização faz, como faz e qual impacto de cada setor ou processo para o todo. Lembrando que as cláusulas são incluídas em todas as normas ISO e todas seguem a mesma sequência e nomenclatura.

Gabriel Arcanjo Custódio

Especialista em Sistema de Gestão Integrado, Pós Graduado em Administração, Economista, Consultor, Auditor Líder da ISO 9001 – ISO 14001 ISSO 45001 – OHSAS 18001 – IATF 16949 entre outras, Instrutor de Cursos para o Sistema de Gestão. Diretor Proprietário da empresa GAC Gestão de Apoio para Corporações.


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