A importância do Analista da Qualidade nas Empresas

A importância do Analista da Qualidade nas Empresas


Criado: 09 Agosto 2023 | Atualizado: 09 Agosto 2023

Categoria: Sistema de Gestão

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
As exigências das empresas com relação aos profissionais que atuam no Sistema de Gestão da Qualidade...

As exigências das empresas com relação aos profissionais que atuam no Sistema de Gestão da Qualidade cresceram muito com o passar dos anos, e as organizações passaram a exigir muito mais dos profissionais que atuam na área da qualidade.

Sendo assim, o profissional que atua no processo de Gestão da Qualidade é de suma importância em uma organização, que precisa inovar constantemente para ter um sistema de gestão da qualidade eficiente e eficaz.

Este profissional o Analista da Qualidade é o responsável por entender, implementar, melhorar e acompanhar o sistema de gestão da qualidade. Porém as suas atividades e atribuições não se restringe somente a estas atividades sendo que outros atributos compõem o perfil do Analista da Qualidade.

Vejamos algumas das características de um bom profissional que atua como analista da qualidade.

Foco
Direção
Pensamento sistêmico
Organização
Perfil integrador
Visão estratégica
Liderança
Formação

Sendo assim este profissional deve primeiramente ter em sua mente, e entender o que gira em torno da qualidade, seus processos, entender o eu é qualidade e seus conceitos, saber diferenciar entre qualidade e sistema de gestão da qualidade. vejamos então:

Qualidade: “…grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos…” 3.1.1 da NBR ISO 9000:2005

Gestão da Qualidade: “…atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade…” 3.2.8 da NBR ISO 9000:2005

O que é Qualidade
A palavra qualidade tem um conceito subjetivo que está relacionada com as percepções, necessidades e resultados em cada indivíduo.

Diversos fatores, como a cultura, modelos mentais, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente a percepção da qualidade.

Conceito do dicionário:
1 – Substantivo Feminino propriedade que determina a essência ou a natureza de um ser ou coisa.

2 – Grau negativo ou positivo de excelência.

Conceito Geral:
Qualidade é o grau de utilidade esperado ou adquirido de qualquer coisa, verificável através da forma e dos elementos constitutivos do mesmo e pelo resultado do seu uso

Passos para o Sistemas da Gestão da Qualidade

Analisar o Processo
O que o processo deveria estar fazendo
O que pode dar errado

Manter o Processo
O que o processo está fazendo
Como esta fazendo

Alcançar o estado de estabilidade
Determinar a capacidade

Monitorar o Processo
Acompanhar o desempenho do processo
Detectar variação de causa especial e atuar sobre ela

Melhorar o Processo
Mudar o processo para entender melhor a variação de causa comum
Reduzir a variação de causa comum
Melhorar o Processo

Um Sistema de Gestão da Qualidade encoraja a Organização:
Analisar os requisitos dos clientes;
Definir seus processos, para gerar produtos com especificação;
Manter os processos sob controle;
Estruturar a melhoria contínua para aumentar a probabilidade;
Conseguir a satisfação dos clientes.

A Importância dos Sistemas de Gestão da Qualidade
Conquista de novos clientes
Redução de Perdas
Qualidade do Produto/ Processo
Melhor controle gerencial
Responsabilidades definidas
Conscientização dos processos
Ambiente adequado

Conclusão
Para atender aos desafios do sistema de gestão da qualidade as organizações necessitam de profissionais capacitados, qualificados e que entendam o que saibam distinguir entre qualidade e sistema de gestão da qualidade. Sendo que temos que entender, interpretar para depois implantar.

Autor: Gabriel Arcanjo Custódio: Especialista em Sistema de Gestão Integrado, Pós-Graduado em Administração, Economista, Auditor Líder da ISO 9001 – ISO 14001 – IATF 16949 – OHSAS 18001 ISO 45001, entre outras, Instrutor de cursos para o Sistema de Gestão. Diret


Avaliação

Deixe sua avaliação
A importância do Analista da Qualidade nas Empresas
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar
Whatsapp

Política de Cookies

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Política de Cookies