
Benefícios dos Treinamentos e Cursos para Empresas
A Qualidade não é garantia de exclusividade ou superioridade das organizações, muitas empresas podem oferecer treinamentos e cursos similar e ao mesmo tempo ser uma empresa de qualidade.
Para obter a Qualidade exigida pelas clientes e pelo mercado são exigidos padrões e certificações e outros requisitos, possuir esses requisitos será decisivo para que a organização tenha capacidade, agilidade competitiva para enfrentar o mercado.
O compromisso com a qualidade deve ser uma realidade no dia a dia das empresas. Para tanto é necessário que todos os membros da empresa tenham consciência dessa realidade, e precisam estar preparados, através de treinamentos e cursos.
A importância do Treinamento no contexto de implantação, manutenção e transição da Norma ISO – IATF – OHSAS – PBQP-H – SASSMAQ entre outras. A relação entre Treinamento, Eficácia Organizacional tem grande contribuição para a melhoria da Eficácia Organizacional.
Os resultados mostram que a aplicação de cursos e treinamentos adequados tendem em aumentar a eficácia da organização na implantação, manutenção e Transição da Norma ISO Norma ISO – IATF – OHSAS – PBQP-H – SASSMAQ entre outras. Podemos ter ganhos na produtividade, qualidade, motivação e lucro da empresa.
Muitas das empresas têm enfrentado dificuldades para vencer as barreiras na implantação, manutenção e ou transição da Norma ISO 9001 – ISO 14001 – IATF, o treinamento exerce um papel fundamental e decisivo tanto na obtenção do certificado, como na melhoria da Eficácia Organizacional. As organizações têm resultados quantitativos e qualitativos, melhorando o fluxo de comunicações, os mecanismos de planejamento e controle e, por conseguinte, o padrão de desempenho da organização.
Os custos do treinamento e cursos não devem ser considerados como despesas, mas, como investimentos, cujo retorno é compensador para a organização. Treinamento é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, às organizações e aos clientes. Porém, com isso ocorre o enriquecimento do patrimônio humano das organizações. Os cursos e treinamentos de qualidade contribuem para um melhor desempenho dos colaboradores nos processos produtivos proporcionando maior possibilidade de maximização dos resultados para a organização.
Para melhor eficiência o treinamento ou curso deve ser planejado, programado e desenvolvido para atingir os objetivos desejados tais como:
- Aumentar a produtividade, as vendas, o lucro, o retorno do investimento;
- Reduzir custos, desperdícios, acidentes, rotatividade do pessoal, e
- Melhorar continuamente a Gestão da Qualidade.
Vale lembrar que os cursos e treinamento para melhor aproveitamento e eficácia obedecer a um ciclo constante de atualização. Lembrando que as normas tem requisitos sobre as partes interessadas internas e externas, a nada mais justo que estar preparado.
Benefícios Internos:
- Melhorias da eficiência dos serviços;
- Aumento da eficácia nos resultados;
- Criatividade para inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado;
- Melhor qualidade de vida no trabalho
- Maior qualidade e produtividade;
- Melhor atendimento ao cliente;
- Valor agregado.
Benefícios Externos:
- Maior competitividade organizacional;
- Melhoria da imagem organizacional
- Melhor relação com clientes
- Melhor relação com fornecedores