Responsabilidades dos Auditores Versus Imparcialidade

A responsabilidade do Auditor está voltada aos usuários em geral, atendidos pelas demonstrações e evidencias constatadas no momento da Auditoria, devendo sobre elas não emitir opinião e sim ser baseada nos Princípios e Requisitos da Norma Auditada.

Muitos Auditores por Atuarem como Consultores e Auditores tem interferido de forma errônea nas Auditorias, inclusive INFERINDO nas suas Auditorias com achismos sem entender o processo corretamente e sem perguntar ou deixar que o processo seja melhor explicado a fim de poder realmente evidenciar se esta ocorrendo um desvio no processo.

Principais Conceitos ISO 19011

  • Auditoria: Processo sistemático, documentado e independente para obter evidências de auditoria e avaliá-las objetivamente, determinando a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos.
  • Critério de Auditoria: Conjunto de políticas, procedimentos ou requisitos.
  • Auditor: Pessoa com competência para realizar uma Auditoria de acordo com atributos pessoais e capacidade para aplicar conhecimentos e habilidades.
  • Evidência de Auditoria: Registros, apresentação de fatos ou outras informações pertinentes aos Critérios de Auditoria e verificáveis.
  • Constatação de Auditoria: Resultado da avaliação da evidência de auditoria coletada, comparada com os critérios de auditoria.
  • Conclusão de Auditoria: Resultado de uma auditoria, após levar em consideração os objetivos de auditoria e todas as constatações de auditoria.

Vamos e entender um pouco sobre cada um dos princípios de auditoria

  • Integridade

Este item aborda as questões de idoneidade da equipe de auditores, bem como as características competentes de cada um (honestidade, responsabilidade, dedicação), executando as auditorias de forma correta, mantendo a imparcialidade.

  • Apresentação justa

Trata da importância de apresentar as conclusões das auditorias de forma verdadeiras e objetivas, levando em consideração também a necessidade de registrar possíveis problemas de divergência de opiniões no momento da auditoria. Outra questão é sobre a comunicação do auditor, que deve ser clara e objetiva.

  • Devido cuidado profissional

Refere-se à agilidade em que o auditor deve aplicar a auditoria e a responsabilidade envolvida em fazer os seus julgamentos, agindo de forma cautelosa

  • Confidencialidade

Menciona sobre a importância da discrição que os auditores devem ter para proteger as informações obtidas das atividades executadas e também da preservação para que estas não sejam usadas de forma inapropriada e/ou para ganhos pessoais tanto para o auditor quanto para o auditado.

  • Independência

Fala sobre a imparcialidade e objetividade perante as conclusões da auditoria, de forma que possam realizar as atividades de forma livre e não tendenciosa.

  • Abordagem baseada em evidência

As evidências devem ser possíveis de serem verificadas, geralmente baseadas nas informações disponíveis no momento da auditoria, e a amostragem de análise deve ser coerente com a auditoria, a fim de garantir a confiabilidade das conclusões obtidas.

Conclusão

Como vimos, a ISO 19011 estabelece as diretrizes para execução das auditorias, bem como os princípios relacionados com a parte comportamental da equipe envolvida.

É de fundamental importância que todos os auditores tenham conhecimento do que ISO 19011 e os seus seis princípios de auditoria, para que possam executar e obter resultados semelhantes nas auditorias, mesmo trabalhando independentemente.

Porém o que tenho visto em algumas Empresas quando os Auditores das Certificadoras vão até as Organizações é que alguns estão agindo totalmente em desacordo com as diretrizes da Norma ISO 19011 e da Norma A ser Auditada.

Tem auditor relatando não conformidade da ISO 9001:2015 com base em fatos relacionados a ISSO 14001:2015 ou OHSAS 18001:2007. Alguns Auditores estão confundindo o assunto da ISO 9001:2015 deve ser verificado de esta influenciando no processo.

Portanto se na sua Empresa o Auditor agir de forma contrária a estes princípios e se o Auditor relatar alguma não conformidade que você ou sua empresa ou organização julgue que não é uma não conformidade e venha discorda, você questionar o Auditor para que ele explique e você deve e pode mostrar sua opinião a respeito do ocorrido.

As Certificadoras tem um canal para você ou sua empresa tratar as divergências que ocorrer na Auditoria, se pode também relatar para o INMETRO que o órgão fiscalizador no Brasil.

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GAC - Gestão de Apoio Para Corporações
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Especialista em Sistema de Gestão Integrado, Pós Graduado em Administração, Economista, Auditor Líder da ISO 9001 – ISSO 14001 – OHSAS 18001 entre outras, Instrutor de cursos para o Sistema de Gestão. Diretor Proprietário da empresa GAC Gestão de Apoio para Corporações.