A importância de Fazer a Transição das Normas do Sistema de gestão ISO 9001:2015 – 14001:2015 – IATF16949:2016

 As normas ISO 9001 – 14001 e IATF foram alteradas, ou seja, foram lançadas novas verões que passa a ser mandatória para os sistemas de gestão. Entre elas estão as duas normas de sistemas de gestão mais utilizadas mundialmente Todas as organizações certificadas devem realizar o processo de transição até Setembro/2018. Após esta data, os certificados da não serão mais válidos.

Aqui há um ponto importante a pensar, que seja possível realizar a Transição somente em Setembro de 2018 corre-se um Risco Grande, pois pode não haver tempo hábil para que a transferência do certificado seja bem sucedida, a auditoria deve ocorrer antes, dando tempo suficiente para o organismo de certificação fechar o processo de certificação e emitir o novo certificado.

Deixar para última hora implicará em um risco elevado de não conseguir agendamento em tempo hábil junto aos organismos certificadores (e aqui vale lembrar que, de acordo com as regras de certificação revisadas, não é possível mudar de organismo na auditoria de transição).

Foram adicionadas melhorias significativas para os sistemas de gestão da qualidade e ambiente das organizações. Todas as empresas certificadas terão que adaptar os seus sistemas de gestão da qualidade e/ou ambiente em conformidade com a nova versão das Normas.

As empresas não precisam aguardar o prazo de 3 anos para a transição, antecipar a transição tem o beneficio de saírem na frente dos concorrentes. Além disso, há alterações que podem ser significativas e a mudança deve ser identificada e planeada antecipadamente, a fim de possibilitar sua implantação e/ou adaptação em tempo confortável evitando a correia e risco de uma transição mal sucedida com a perda da CERTIFICAÇÃO.

Especialista em Sistema de Gestão Integrado, Pós Graduado em Administração, Economista, Auditor Líder da ISO 9001 – ISSO 14001 – OHSAS 18001 entre outras, Instrutor de cursos para o Sistema de Gestão. Diretor Proprietário da empresa GAC Gestão de Apoio para Corporações.